IPO BIG: Estratégia de crescimento dependerá da execução de seu plano digital

IPO BIG: Estratégia de crescimento dependerá da execução de seu plano digital

O grupo BIG, que opera com diversas marcas de atacado e varejo como BIG, Superbompreço, Sam’s Club, Maxxi Atacado entre outros, divulgou ontem seu prospecto preliminar para abertura de capital.

Segundo a empresa, seu plano de crescimento baseia-se em duas dimensões: ressignificação dos hipermercados e expansão do atacarejo e clube de compras e aceleração das vendas online, focadas na experiência ominicanal.

 Fim dos Hipermercados

Nos últimos anos o comportamento do consumidor tem mudado de forma significativa e foi acelerado pela pandemia. As grandes compras do mês têm dado cada vez mais espaço para compras menores. Este efeito impactou diretamente o modelo de hipermercados e o BIG postulou que sua estratégia é voltada para a alteração de suas lojas hipermercados para supermercados e clubes de compras. Estes últimos, tem ganhado uma expressão cada vez maior, onde serviços de assinatura, que mantem os clientes fies dão descontos e ofertas exclusivas para seus associados. Além disso a empresa comunicou que está revisando seu mix, incluindo a expansão e adequação do sortimento de produtos as demandas regionais, requisitados cada vez mais pelos consumidores para atender suas necessidades.

Pouca Expressividade do E-commerce e Digital

E-commerce foi lançado em 2020 e representa 2,3% da receita das lojas onde tem integração, com apenas 25 milhões de reais de faturamento em setembro. A própria empresa destaca que ainda tem uma experiência limitada em tal formato de negócios e é menos conhecida pelos consumidores do que outras grandes redes. Por outro lado, 44% das lojas, já́ tem parcerias com as plataformas de delivery como Rappi, Cornershop, entre outras.

Para tanto, em seu comunicado, a empresa reforça o fortalecimento das vendas digitais oferecendo uma solução integrada de compra e entrega em todos os formatos e regiões atendidas. Dentre as soluções planejadas pela empresa, podemos destacar:

1) Lançamento de Plataforma Digital Proprietária

Ganho de agilidade e diferenciais competitivos em relação aos principais concorrentes que também tem plataformas proprietárias além da redução do custo de tecnologia com escala do negócio.

2) Integração de Clique e Retire em todas as lojas

Alavancar a base de ativos, utilizando as lojas como polo de armazenamento de produtos e pontos de entrega, diluindo os custos de operação, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de entrega dos produtos.

3) Estruturação de CRM

Baseado na comunicação e ofertas personalizadas com programa de relacionamento com clientes e oferecendo aplicativo para potencializar experiência de compras.

Execução > Planejamento

Acredito que as iniciativas apresentadas pelo grupo BIG em seu prospecto de IPO estão em linha com as estratégias que devem ser adotadas pelo varejo para terem uma performance superior. Remodelar a estrutura das lojas, bem como focar no e-commerce e na estratégia omnicanal são fundamentais para competir com Via Varejo, Carrefour, Magalu, Meli, entre outros players consolidados. Porém, o resultado de suas iniciativas digitais ainda é claramente tímido e pouco estruturado, visto que o crescimento da receita na casa de 6,5% em 2020 e aumento da margem EBITDA para 3,9% se dão muito mais pela reestruturação de processos de logística e compras e a ressignificação dos hipermercados do que por sua estratégia digital, o que gera pouca potencial de escala futura.

Como vimos recentemente no cancelamento do IPO da Havan, que não apresentou nem resultados, nem uma estratégia consistente para o digital, a liderança do Big terá de convencer que tem capacidade de execução para implantar suas estratégias digitais, caso contrário, a valorização do seu negócio não será consistente.

Quer saber mais como se transformar em um gestor de sucesso? Em um líder digital? Adquira já o seu exemplar do livro clicando aqui. Acompanhe nossas discussões através de nossa comunidade no Linkedin ou em nosso Instagram.

IPO da Wine testa a maturidade do e-commerce brasileiro

outubro 20, 2020

Black Friday já passou e muitas empresas nem viram

outubro 20, 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *