O investimento total em publicidade na América Latina caiu 13% em 2020 devido a pandemia segundo a eMarketer. O efeito do lockdown somado a forte desvalorização cambial e o cancelamento dos eventos esportivos colocaram a região como um dos piores mercados no mundo.
Se por um lado é pouco provável que o investimento publicitário em TV nestes países volte para os patamares pré-pandemia, o investimento total em marketing digital deve saltar 15% em 2021, representando mais de 43% do investimento total em publicidade na região.
As características desse investimento deverão priorizar os dispositivos móveis. A região possui uma alta penetração de internet através de celulares. No Brasil, segundo relatório do fundo de investimentos Atlantico em 2020, 68% da população já tinha acesso a internet móvel, mesma participação que os Estados Unidos tinham em 2017.
Desta maneira, o investimento publicitário em dispositivos móveis deverá superar 3/4 do total na região ficando acima da média mundial com 74,9%. No Brasil, até 76,8% dos investimentos serão direcionados para este meio, acima de países como Reino Unido, que segundo o relatório deve direcionar 76,2% dos investimentos em publicidade digital para mobile.
Quer saber mais como se transformar em um gestor de sucesso? Em um líder digital? Adquira já o seu exemplar do livro clicando aqui. Acompanhe nossas discussões através de nossa comunidade no Linkedin ou em nosso Instagram.