Perspectiva Digital: Análise do IPO da Petz

Perspectiva Digital: Análise do IPO da Petz

Amanhã acontece o IPO da Petz.

O segundo semestre deste ano promete ser um dos mais movimentados do mercado financeiro de todos os tempos, com mais de 40 empresas em processo de abertura de capital.

Recentemente dei uma entrevista para o Valor Econômico na qual falei sobre o IPO da Havan de uma perspectiva digital, e também fiz uma breve análise do prospecto preliminar do Enjoei.

Ambas as análises tiveram uma repercussão bastante positiva e muitas pessoas me pediram para falar um pouco mais da minha visão sobre esses negócios que estão querendo ser listados através de uma visão digital, ou seja, de suas iniciativas no canal online, o que farei também para a Petz.

Primeiro vamos ao espantoso crescimento do canal de 2017 até hoje. Em apenas 4 anos a empresa deve multiplicar por 10x a receita do que eles chamam de vendas digitais, saindo de R$ 23MM para uma perspectiva de R$ 250MM em 2020 se mantiver a mesma razão de crescimento do início do ano (projeção minha e que pode ser ainda maior).

A Força da Omnicanalidade

Um dos pontos mais interessantes que podemos observar da Petz é a sua estratégia omnicanal. A empresa comercializa através de seu site próprio, aplicativo e superapps (i.e. Rappi), tem um centro de distribuição central mas, 77,1% das vendas realizadas por meio de canais digitais são de produtos entregues a partir de lojas ou retirados pelo cliente diretamente na loja.

Ou seja, o forte crescimento da receita apresentado teve como alavanca o crescimento das lojas físicas, assim como a integração entre os canais, que exigiu a capacitação de sua força de vendas, o time das lojas físicas e um grande alinhamento cultural.

Crescimento Consistente do EBITDA

Um fato muito interessante do negócio é o crescimento consistente da margem EBITDA saindo de 7,7% em 2017 para 20% em 2020. Claramente o crescimento do digital puxou este indicador para cima pois, seu crescimento foi significativamente maior que o crescimento das vendas das lojas físicas. Este é um fato positivo muito interessante e que reforça o discurso de que empresas com forte presença omnicanal tem um melhor impacto do ponto de vista de experiência do consumidor, como também são mais eficientes operacional e financeiramente.

Além disso, a Petz menciona em seu prospecto que está nos seus planos investimentos para potencializar ainda mais a distribuição omnicanal, assim como criar uma experiência digital voltada para o ciclo de vida do pet, potencializando o engajamento da marca com seus clientes.

Bem, agora é esperar para ver como será esse IPO e, torcer para que cada vez mais as empresas implementem estratégias digitais em seus negócios. Para o livro Líderes Digitais, tive a oportunidade de entrevistar meu amigo Daniel Nepomuceno, na época, o responsável pelo e-commerce e digital da Petz e que você pode conferir sua entrevista a partir da página 263 do livro.

Quer saber mais como se transformar em um gestor de sucesso? Em um líder digital? Adquira já o seu exemplar do livro clicando aqui. Acompanhe nossas discussões através de nossa comunidade no Linkedin ou em nosso Instagram.

O Enjoei registrou seu pedido de IPO ;)

setembro 10, 2020

IPO da Wine testa a maturidade do e-commerce brasileiro

setembro 10, 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *