A pandemia de coronavírus foi um dos eventos históricos que alterou de maneira significativa a forma como nós nos comportamentos. Lá no início, quando ainda estávamos no olho do furacão, escrevi um artigo falando sobre alguns pontos que eu acreditava que seriam transformados. Hoje passados aproximadamente 18 meses desde o início do surto, e com alguns países com a vacinação mais avançada, controlando a disseminação do vírus, já conseguimos ter algumas pistas mais claras sobre como as pessoas irão se comportar.
Em recente pesquisa realizada no Reino Unido pela plataforma de comércio eletrônico Shopify, pudemos observar algumas tendencias interessantes. Dentre elas, podemos destacar 3 pontos: Compras Online vieram para ficar, Compras locais tem cada vez mais relevância e O comportamento de consumo pós-pandemia esta pronto para a mudança.
Com relação ao primeiro item, que as Compras Online vieram para ficar, a pesquisa identificou que antes da Pandemia, 88% das compras eram feitas nas lojas físicas, durante o auge da pandemia esse numero foi reduzido para 50% e agora, os números estão apontando para 75% das compras feitas em lojas físicas. Ninguém imaginava que com a reabertura dos mercados e a flexibilização das regras de distanciamento social, os números do comércio online se mantivessem tão elevados, porém houve um ganho de 13 p.p. na participação do e-commerce no total do varejo, o que significa que ele quase dobrou em um período muito curdo de tempo. Obviamente que algumas categorias são mais impactadas do que outras, e categorias como Alimentos e Bebidas, Mercado em Geral e Pet são as categorias que estão apresentando a maior permanência da participação das vendas online.
O segundo fator esta relacionado a localização. Neste ponto, podemos destacar 2 efeitos causados pela pandemia. Em primeiro lugar esta a redução das necessidades de deslocamentos. Os consumidores perceberam que não precisam ir até o shopping ou a loja para comprar tudo o que precisam a qualquer momento e podem substituir muitas das compras por compras online, principalmente aquelas que necessitavam de um maior tempo de locomoção. O segundo ponto esta relacionado a logística híbrida, algumas vezes solicitando para receber o produto em casa, outras vezes consultado se o produto esta disponível no estoque, ou pedir para o produto ser entregue na loja, antes de se deslocar até a mesma.
Finalmente o terceiro pontos esta associado a preparação das marcas e dos varejistas para esta nova realidade. Neste sentido, podemos observar que as empresas rapidamente se adaptaram a esta nova dinâmica, acelerando seu processo omni-channel para uma experiência mais fluida tanto nas transações online, quanto na adaptação das compras realizadas nas lojas físicas. No caso deste último, houve uma aceleração da adoção dos meios de pagamento sem contato, reduzindo ainda mais a necessidade de papel moeda, e também um aumento significativo das medidas de segurança e higiene.
A pesquisa também questionou as pessoas sobre quais hábitos elas deverão manter e quais evitarão com o fim da pandemia. Podemos notar que houve destaque para 3 aspectos. O primeiro deles quando voltarem para as compras nas lojas físicas deverão usar menos papel moeda e concentrar seus pagamentos em cartão sem contato. O segundo é que as pessoas deverão evitar locais congestionados e, terceiro é que as pessoas deverão fazer menos visitas a lojas para pesquisar por produtos e muito mais para avaliar produtos que já pesquisaram online.
Para conhecer o conteúdo completo da pesquisa acesso o site de Shopify do Reino Unido.
Quer saber mais como se transformar em um gestor de sucesso? Em um líder digital? Adquira já o seu exemplar do livro clicando aqui. Acompanhe nossas discussões através de nossa comunidade no Linkedin ou em nosso Instagram.